A pouco menos de duas semanas do início dos Jogos dos países de língua inglesa, os organizadores estão a ser alvo de duras críticas por parte das autoridades desportivas e atletas. Estes colocam mesmo em dúvida a realização do evento, com início marcado para o próximo dia 3 de Outubro na capital da Índia. O presidente dos Jogos da Commonweath, Michael Fernell, criticou a qualidade do local onde os atletas vão ficar instalados, em Nova Deli, que descreveu como “sujo” e “inabitável”.
Fernell disse que as equipas participantes tinham ficado chocadas, durante uma visita à Aldeia dos Atletas, com a sujidade das casas de banho, as deficientes condições de higiene e com a falta de qualidade dos apartamentos, ainda inacabados – a dois dias de serem estreados.
O treinador da representação da Nova Zelândia, Dave Currie, levantou mesmo a hipótese dos jogos serem cancelados caso os problemas não sejam resolvidos antes da chegada dos sete mil atletas e equipas técnicas. “A conclusão que tirámos foi que com a quantidade de trabalho que resta por fazer está a ficar apertado para a abertura no dia 23. Os primeiros atletas já estão a chegar. É um desafio e vamos ver o que vai acontecer”.
O Director Executivo da Federação dos Jogos da Commonwealth, Mike Hooper, foi ainda mais longe. “Em alguns casos a palavra sujo é até simpática. Foi-nos prometido que tudo estaria acabado até ao dia 19 de Setembro, e não foi o caso. Foram feitos alguns progressos mas ainda falta muito por fazer em termos de limpeza, saúde e higiene.”
Um correspondente da BBC na capital indiana diz que se podem ver poças de água estagnada, numa altura em que Nova Deli se vê a braços com um surto de dengue. As autoridades indianas continuam, porém, a insistir que tudo ficará pronto a tempo.
Entretanto, uma ponte para peões que iria ligar um parque de estacionamento ao Estádio Jawaharlal Nehru, onde vão decorrer os Jogos, ruíu esta terça-feira, deixando mais de uma dezena de feridos.