O padre Fernão Magalhães, director da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique (UCM) em Nampula convidou, sábado, a todos cristãos e os próprios muçulmanos a aprofundarem o conhecimento da teologia, ciência que tem por objecto os dogmas e os preceitos religiosos da moral, com vista ao desenvolvimento integral da pessoa humana.
O convite foi formulado momentos depois de anunciar a abertura, no próximo ano académico, do primeiro Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas, na Faculdade de Direito em Nampula.
Para o prof. Doutor Magalhães, a teologia deixa de ser matéria tratada ao nível dos seminários e reservada apenas aos sacerdotes, passando a ser ministrada naquele estabelecimento privado de ensino superior a todos os interessados no aprofundamento da fé e da moral, tendo, a propósito, sublinhado que a componente espiritual não deve ser ostracizada.
Em conversa que manteve com o governador da provincia, Felismino Tocoli, a fonte disse haver necessidade de se formarem quadros que, no futuro, irão abordar, ao nível das escolas e instituições públicas ou privadas, assuntos ligados à ética e à moral, considerados fundamentais na formação da pessoa humana.
O director da Faculdade de Direito anunciou, igualmente, a introdução, a partir de 2011, de mais um curso, desta vez, ligado à Administração Pública e Autárquica, com o propósito de oferecer aos funcionários públicos e aos graduados do nível médio, oportunidade de aumentarem a sua formação académica.
Acrescentou que, no quadro do seu Plano Estratégico, a UCM definiu metas para 2015, cujas actividades se centram na nova reforma curricular e na formação contínua do corpo docente, frisando que a univesidade pretende uma maior inserção no seio da comunidade.
Referiu, ainda, que no âmbito desta iniciativa, perspectiva a criaçao de um Centro de Desenvolvimento Comunitário, com atenções viradas à investigação científica, em prol do desenvolvimento da província de Nampula, e do país, em geral, cujos fundos se encontram já disponíveis.