Disputa-se esta sexta-feira, em Maputo e na Beira, a sétima jornada da Liga Nacional de Basquetebol, a última da primeira volta que tem o grande atrativo no pavilhão do Maxaquene na capital do país onde o líder e o vice-líder defrontam-se numa partida que pode ditar um novo comandante ou o distânciamento dos alvi negros de Maputo no comando desta prova.
A equipa de Horácio Martins com uma trajectória irrepreensível até ao momento, seis partidas e seis vitórias, pode aumentar a vantagem que tem na tabela classificativa em relação ao seu adversário os locomotivas de Maputo. Para a equipa de Carlos Ferro em claro ascendente o desafio é, para além da possibilidade de assumir a liderança em caso de vitória, afirmar-se como candidato ao título nacional.
Ainda no pavilhão dos tricolores os donos da casa, depois da moralizadora vitória no Chiveve, recebem o Costa do Sol com as duas equipas a lutarem por sair dos incómodos lugares que ocupam na classificação.
O duelo local, entre Ferroviário e Desportivo da Beira, não deve trazer grande surpresas tendo em conta o fraco nível da equipa de Rui Alfredo que até esta jornada perdeu todos os jogos que disputou. Para os pupilos de José Delfim os pontos são cruciais para garantirem um lugar na fase seguinte desta prova.
Esta jornada só termina no sábado, em Quelimane, quando o representante da província da Zambézia receber a equipa que representa a cidade da Matola, um jogo entre aflitos.
Este é o programa do jogos da 7ª jornada:
Pavilhão do Maxaquene 18 horas – Maxaquene Vs Costa do Sol
Pavilhão do Maxaquene 20 horas – Ferroviário de Maputo Vs Desportivo de Maputo
Pavilhão dos Desportos na Beira 20 horas – Ferroviário da Beira Vs Desportivo da Beira
Pavilhão da Favezal em Quelimane sábado às 18 horas – Sóproteção de Quelimane Vs Matolinhas