A Universidade Pedagógica, delegação de Nampula (UP) vai no próximo dia 9 de Outubro, graduar cerca de 1.100 licenciados, dos quais 850 em cursos de educação.
Segundo Mário Brito dos Santos, director da delegação da UP, o primeiro curso naquele estabelecimento de ensino superior foi de Bacharelato em ensino de Português com cerca de 50 estudantes, em 1995.
Actualmente, a Universidade Pedagógica possui 24 cursos com sete mil estudantes nas diversas especialidades.
Estas informações foram apresentadas ao governador de Nampula, Felismino Tocoli, que, no último sábado, efectuou uma visita de trablaho àquela instituição.
Brito dos Santos explicou que, com o novo currículo 2010, os cursos ministrados na sua instituição passaram a ser bivalentes, isto é flexíveis, mercê da criação de um curso de formação principal denominado por “major”, que contempla a formação secundária em Português, Francês e Inglês, e outro designado “minor”, que comporta Sociologia, História, Geografia e Filosofia.
Para o próximo ano de 2011, prevê-se a introdução de cinco novos cursos.
De acordo com a fonte, pretende-se, ainda, reduzir o número de turmas de 12+1, devido ao crescente número de licenciados dos cursos de educação sem acesso ao mercado de emprego em resultado da fraca qualidade de ensino ao nível das escolas secundárias.
Para o próximo ano académico serão abertas cerca de 1.500 novas vagas para cursos presenciais e 800 para cursos de ensino à distância.
Apesar das grandes apostas na construção e expansão das suas infraestruturas na região, a UP deparara-se com imensas dificuldades, relacionadas com a insuficiência de orçamento para desenvolvimento de acções de pesquisas e extensão institucionalizadas. Esta situação decorre, simultaneamente, da escassez de bolsas de estudos e aumento de procura de vagas.
O governador de Nampula, Felismino Tocoli, manifestou-se congratulado com o grau de implementação das actividades levadas a cabo pelo sector, tendo, entretanto, apelado às respectivas autoridades para prosseguirem com afinco o seu empenho em prol da contínua melhoria da qualidade do nosso ensino.
Tocoli enalteceu, igualmente, as acções desenvolvidas com vista a elevar o nível de formação e consolidação do corpo docente.
Sentimos que há um grande esforço caracterizado pela formação em vários níveis da docência. Então, encorajamos aos responsáveis a avançarem nessas acções porque o sucesso de uma instituição de ensino superior como esta passa, necessariamente, pela qualidade do corpo docente. Sublinhou o governante, após uma visita às obras de construção de 20 salas de aula, que se encontram em fase bastante avançada de conclusão.
Ainda no quadro da visita, Felismino Tocoli manteve um encontro com os representantes dos estudantes, docentes e funcionários daquela instituição de ensino superior.