Numa altura em que o Governo mostra-se empenhado na redução do custo de vida, tendo tomado ainda no decurso desta semana algumas medidas de impacto imediato que abrangem o tarifário de electricidade, utentes do sistema credelec na Manga- Mascarenhas, arredores da Cidade da Beira, estão a ser penalizados alegadamente por causa de avaria de computador.
Devido a alegada avaria, utentes do referido sistema que já haviam pago a taxa de lixo referente ao mês em curso estão a ser obrigados a pagar novamente. O operador em serviço no Posto da Manga-Mascarenhas alega que o computador é novo e os dados anteriores não os reconhece. Trata-se de uma situação que está a deixar muita gente embaraçada naquele bairro periférico da Cidade da Beira.
À essas pessoas tem sido aconselhado para levarem a primeira factura do mês e a que impõem novo pagamento da taxa de lixo para reclamarem junto os serviços comerciais da EDM, localizados na Baixa da Cidade.
No entanto, além de que esse processo implica gastos financeiros com transporte e necessita de disponibilidade de tempo, há o facto de nem todos clientes terem conservado os talões. Essa situação constrangedora ocorre numa altura em que o País acaba de viver uma manifestação popular em prótesto ao custo de vida.