Olá Tina, chamo-me Dito. Estou preocupado nos dias de muito calor aparecem umas borbulhas no meu órgão genital? Serei grato pela compreensão.
Olá meu querido Dito. Há duas coisas comuns (não quer dizer que são as únicas) que podem causar borbulhas nos órgãos genitais: pêlos encravados ou uma infecção de transmissão sexual. Os pêlos ou outros resíduos na zona púbica podem ficar encravados como ficam na face quando a pessoa faz a barba, ou quando tem uma acne. Isto pode ser um problema genético, ou falta de higiene na zona púbica. Talvez aconteça que no Verão pois transpiramos mais e expelimos maiores resíduos através dos folículos.
Quando a nossa pele não está limpa, então os resíduos e os pêlos têm dificuldade de sair, e por isso podem ficar encravados. Esta é uma hipótese! A outra hipótese é que podes ter uma infecção nessa zona, que pode ser uma infecção da pele ou uma infecção de carácter sexual, isto é, uma Infecção de Transmissão Sexual.
Nenhuma destas hipóteses se pode confirmar neste espaço do jornal. Por isso, eu iria sugerir que fosses ver um médico generalista (que trabalha com todo o tipo de doenças). Médicos generalistas encontram-se em todos os hospitais e alguns Centros de Saúde. Se não ficares satisfeito com esse tratamento, então sugiro que procures um médico dermatologista, cuja especialidade são doenças da pele. Enquanto isso, nunca deixes de manter a zona púbica sempre limpa, lavando com água e sabão e, acima disso, usa sempre o preservativo nas tuas relações sexuais.
Olá, sou Nina de Guava, tenho 18 anos, estou com meu namorado já há um ano. Sou virgem e estou para iniciar uma vida sexual com ele. Não entendo nada do assunto. Quando é que se diz que alguém está no período fértil?
Olá, minha Nina. Primeiro gostaria de saber se tu e o teu namorado já conversaram sobre o seguinte: a) se cada um de vocês está a fazer sexo por pressão das pessoas da vossa idade ou porque realmente se sente preparado b) se cada um de vocês possui algum tipo de doença infecciosa c) a importância de usar o preservativo sempre que fizerem sexo d) o que vão fazer se não utilizarem o preservativo e de repente i) tu ficares grávida ou ii) apanharem uma doença contagiosa.
O que digo não é para te assustares, mas para que tu saibas MAIS SOBRE O ASSUNTO! Quanto ao período fértil, é preciso primeiro sabres que o ciclo menstrual regular tem uma duração entre 21 e 28 dias, mas pode, às vezes, ir até 30 dias, e isto é comum na maioria das mulheres. Durante este ciclo, todos os meses, o que acontece é o seguinte: o óvulo prepara-se para ser fecundado, e desce para o teu útero onde fica à espera do espermatozóide do homem.
Quando isto acontece chamamos a esta fase período fértil e significa que estás pronta para ficares grávida. Quando o espermatozóide não vem, o óvulo desfaz-se completamente, e com ele também o colchãozinho que se formou no teu útero e sai tudo em forma de sangue e coágulos; a isto chamamos menstruação. A maioria das mulheres possui um ciclo menstrual regular, mas há também um grande número que vive na incerteza sobre os seus dias de menstruação – é o chamado ciclo irregular.
Assim sendo, sugiro que vás a uma Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde (UATS) para procurares a seguinte informação: a) sobre o ciclo menstrual e a prevenção da gravidez, b) sobre a prevenção de infecções de transmissão sexual, e c) sobre o teste e prevenção do HIV. Cuida de ti.