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25 anos BMW M3

O M3 está a comemorar 25 anos, e a divisão desportiva da BMW merece, por isso, os parabéns. Sem nunca se desviar do conceito que presidiu à concepção do modelo original, soube fazê-lo evoluir e mantê-lo como referência incontornável, nas estradas como nas pistas.

Serão raros os amantes de automóveis desportivos cujos sonhos não sejam povoados, mesmo que entre outras propostas, pelo BMW M3. De facto, o êxito das suas sucessivas gerações, nas pistas como nas estradas, fez deste um automóvel de culto, sendo, porventura, a criação mais emblemática da divisão desportiva da casa bávara, ou não fosse este o automóvel de turismo melhor sucedido de sempre da competição automóvel.

Aliás, uma das características intrínsecas do conceito M3 deriva do facto de a geração original, agora a comemorar 25 anos de existência, ter sido criada devido à obrigatoriedade, na época, de produzir, e comercializar, 5000 unidades de um determinado modelo para que a sua versão de competição pudesse ser homologada em Grupo A. E assim nasceu o primeiro M3: produzido entre 1985 e 1990, num total de 18 392 unidades, não menos se destacou na competição, vencendo mais de 1500 corridas e conquistando mais de 50 títulos, entre os quais o de vencedor do reputado e exigente DTM.

Passadas duas décadas e meia, o M3 vai na sua quarta geração. As três primeiras, em conjunto, conquistaram quase 180 mil clientes; espera- se a actual supere os volumes de vendas das duas anteriores, não sendo de espantar seja a primeira a quebrar a barreira as 100 mil unidades vendidas. Em termos de palmarés, os registos não são menos impressionantes: das provas de velocidade (turismos, resistência) aos ralis (vencedor, por duas vezes, da Volta à Córsega), o modelo tem coleccionado êxitos um pouco por toda a parte. E, para gáudio dos mais exigentes, também não foram faltando, ao longo dos tempos, as versões mais exclusivas e “apimentadas”, também elas muito contribuindo para perpetuar o mito.

BMW M3 E30 – O PERCURSOR

Produzido entre 1985 e 1991, o primeiro dos M3 contava com motor 2.3 de quatro cilindros e 200 cv (195 cv com catalisador), cuja cambota era semelhante à utilizada pelo Brabham BMW de F1 com que Nelson Piquet se sagrou Campeão do Mundo em 1983. A caixa de cinco velocidades em “H” tinha a 1.ª para trás; no final da carreira conheceu a versão Sport Evolution, a melhor da série, com 238 cv e um dos primeiros automóveis do mercado a contar com regulação da suspensão em três níveis (Confort, Normal e Sport), seleccionáveis pelo condutor a partir de um comutador. Foi esta versão que tivemos oportunidade de conduzir (na configuração coupé) no Circuito Ascari. Um automóvel que se revelou ainda espantosamente eficaz, patenteando que na sua génese esteve bem presente a competição, garantindo ainda, por isso, um surpreendente prazer de condução. Prestações de bom nível para a época.

BMW M3 E36 – A CHEGADA DO SEIS CILINDROS

Em 1992 foi tempo de conhecer o M3 desenvolvido a partir da geração do BMW Série 3 conhecida como E36. Um dos seus principais atributos era o motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha com distribuição variável VANOS, inicialmente com 286 cv de potência (passando a contar com 3,2 litros e a oferecer uns assinaláveis 321 cv a partir de 1995 e até 1999, ano em que findou a sua produção). Talvez não tenha sido o mais elegante dos M3; seguramente não foi dos mais fadados para a competição, embora não tenha deixado de conquistar os seus troféus. Mas o facto é que não deixou de constituir assinalável sucesso, para tal tendo contribuído, também, o facto de ter sido o primeiro M3 a contar com uma versão de quatro portas (bem como com uma caixa de seis velocidades com embraiagem pilotada, então designada por SMG). Hoje, a sua condução em pista revela uma direcção menos precisa do que o desejável, por oposição a prestações de nível superior e a um comportamento globalmente salutar, se bem que não deslumbrante.

BMW M3 E46 – DINÂMICA EXEMPLAR

Produzido entre 2000 e 2006, foi o último dos M3 a contar com um motor de seis cilindros em linha, no caso com 3,3 litros e 343 cv. As linhas por demais apelativas e agressivas eram um dos seus grandes atributos, a par de uma dinâmica exemplar, que ainda hoje encanta pela facilidade com que permite ao condutor mais atrevido levá-lo aos limites. Nesta geração foi introduzida a caixa robotizada SMG II, que garantia passagens em apenas 80 milésimos de segundo (sistema eficaz, mas demasiado brusco para os padrões actuais). Foi também com o E46 que regressaram as versões “especiais” do M3, no caso o enaltecido CSL: produzido numa série limitada a 1500 exemplares, graças ao recurso a diversos elementos em carbono, destacava-se pelo peso aligeirado em 185 kg e pela potência aumentada para 360 cv. A versão GTR dominou as 24 Horas de Nürburgring em 2004 e 2005.

BMW M3 E92 – PURO PRAZER COM MOTOR V8

O actual M3 é uma das melhores criações de sempre da divisão desportiva da BMW. É o primeiro M3 fazer uso de um motor V8, no caso com 4,0 litros e 420 cv. E, muito provavelmente, será o último: sabendo-se que os X5 M e X6 M já recorrem a unidades sobrealimentadas, e que o futuro M5 trocará o anterior V10 por um novo V8 turbo, não será difícil prever que a próxima geração do M3 também conheça o “obrigatório” downsizing em termos de motorização, quiçá recorrendo a uma unidade com menos cilindros e à sobrealimentação para alcançar o nível de rendimento esperado de um modelo da sua categoria. Disponível nas versões coupé, cabrio e berlina, o actual M3 é um automóvel terrivelmente eficaz em estrada e conta com os préstimos da fantástica caixa robotizada de dupla embraiagem DKG. A versão GT2 venceu a edição deste ano das 24 Horas de Nürburgring.

BMW SÉRIE 1 M COUPÉ – EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE

O evento comemorativo dos 25 anos de carreira do M3 foi pautado, ainda, pela confirmação da passagem à produção do Série 1 M Coupé, que os jornalistas presentes no evento puderam apreciar numa volta ao traçado espanhol… mas apenas enquanto acompanhantes de um dos pilotos de testes da BMW – ainda assim, o suficiente para deixar perceber um elevado nível de eficácia. Com um visual que promete fazer as delícias dos amantes deste género de proposta, é seguro montará uma versão sobrepotenciada do motor que equipa modelos como o 335i, o 135i ou o Z4 sDrive 35iS, e cuja potência, aqui, rondará os 340 cv. O objectivo do Série 1 M Coupé é permitir a mais clientes acederem aos produtos da divisão M, e chegará ao mercado durante o primeiro semestre de 2010.

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