A Polícia da República de Moçambique (PRM), a nível da cidade de Maputo, apreendeu 247 cartas de condução e aplicou 625 multas aos automobilistas responsáveis por diversas irregularidades de trânsito em várias rodovias da urbe.
As apreensões e multas aplicadas são fruto da fiscalização de um total de 1393 viaturas no período entre os dias 26 de Outubro a 1 do corrente mes, no quadro de reforço da segurança rodoviária, visando garantir maior redução da sinistralidade nas estradas.
Sílvia Mahumane, porta-voz do Comando da Cidade, disse em conferência de imprensa que a PRM continua preocupada com os elevados indicadores nesta área, porque espelham um comportamento inapropriado de muitos automobilistas sempre que se fazem ao volante.
Mahumane disse, por outro lado, que o final de semana foi relativamente calmo a avaliar pelo número de sinistros registados, isto é seis que se saldaram na morte de uma pessoa, dois atropelamentos e igual número de despistes e mais um choque.
Ainda no final de semana, as forças da lei e ordem submeteram 25 automobilistas a nível da cidade de Maputo aos testes de alcoolemia dos quais nove tiveram resultado positivo.
A fonte, que se recusou a falar das manifestações populares de quarta e quinta-feira da semana finda, a pretexto de que era assunto de inteira jurisdição do Comando Geral, disse, contudo, que a situação está mais calma mercê da fortificação do contingente policial em missões de patrulha.