O presidente do parlamento infantil da província de Nampula, Amade Cefo, disse que a falta de fundos com que se depara aquele órgão constitui o principal obstáculo para o seu bom desempenho. Cefo fez este pronunciamento em recente contacto com a nossa Reportagem na cidade de Nampula, à margem da cerimónia de abertura da III Sessão daquele parlamento.
Segundo o nosso interlocutor, para se inverter esta situação os membros daquele parlamento têm-se desdobrado em acções de busca de apoio junto dos potenciais parceiros governamentais e não- governamentais na província.
Só que mesmo assim, o apoio financeiro ao nosso parlamento é muito fraco, nós já fizemos ver aos nossos parceiros a importância do nosso papel na sociedade, mas parece que, ainda, não fomos entendidos ou as pessoas ainda não compreenderam que nós temos ideias válidas e o que nos falta são fundos para materializá- las, disse.
Num outro desenvolvimento, Amade Cefo disse que o parlamento que dirige vai continuar a “pressionar” os seus parceiros no sentido de darem apoio com vista à viabilização das actividades do órgão para os próximos dois anos, até porque queremos aqui fazer ver ou provar aos nossos parceiros de que estamos a trabalhar para o bem da criança e isso não deve ser menosprezado.
De acordo ainda com a fonte, o parlamento infantil da província de Nampula tem vindo a desenvolver várias actividades em prol da criança na província mais populosa do país, com destaque para a sensibilização dos pais e encarregados de educação no sentido de tudo fazerem para o bem estar dela.
Temos vindo a constatar que aumenta, nos últimos tempos, o número de crianças abandonadas na nossa província, que acabam por ficar na rua , muitas delas sem acesso à escola. Contudo, alguma coisa está sendo feita no sentido de se ultrapassarem os problemas que afectam a criança em Nampula, salientou.
Tomaram parte na referida sessão que tinha, entre outros objectivos, a eleição do novo elenco directivo, definição de novas estratégias de trabalho, os 45 membros que compõem o parlamento infantil da província de Nampula.