A capital moçambicana acolhe esta semana uma cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) com o objectivo de discutir a situação do impasse político no Zimbabwe. A cimeira deverá juntar o “órgão (Troika) de Política e Segurança da SADC que irá discutir a situação do Zimbabwe que se deteriorou depois de o Primeiro- Ministro Morgan Tsvangirai ter decidido suspender a cooperação com o partido do Presidente Robert Mugabe.
Esta decisão, tomada há mais de duas semanas, veio ameaçar ao já frágil pacto alcançado ano passado para terminar com a violência política e estabelecer um Governo de Unidade.
“Eles concordaram em realizar uma encontro em Maputo na Quinta-feira, mas ainda não sabemos nenhum detalhe sobre o encontro”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Yunassy Muchanga, citada pelo jornal “The Zimbabwean Guardian”.
James Maridadi, porta-voz do Primeiro-Ministro zimbabweano, confirmou a participação de Morgan Tsvangirai no encontro de Maputo.
“O Primeiro-Ministro estará em Maputo na Quinta-feira a participar na conferência sobre o acordo de partilha de poder”, disse ele.