Na República Democrática do Congo receia-se que haja vários mortos como resultado do naufrágio de duas embarcações fluviais em eventos separados. Uma das embarcações transportava mais de 300 passageiros. Informações referem que os passageiros saltaram para fora do navio depois do incêndio do motor no rio Kasai próximo da fronteira com Angola.
O ministro congolês da informação, Mende Omalanga, disse à BBC que a embarcação, de transporte de combustíveis, não devia transportar passageiros. “Não era uma embarcação de passageiros. Era uma embarcação de transporte de combustíveis. Aparentemente 24 pessoas estavam a bordo porque foram recuperadas e encontram-se agora em Chikata.”
Segundo esclareceu “algumas outras pessoas devem ter morrido. Ainda não tivemos qualquer relatório porque não se previa que a embarcação transportasse passageiros”, dizia o ministro congolês da informação.
Notícias da província do Equador, a nordeste do país, dão conta da morte de mais de 70 pessoas após colisão de um barco com uma rocha, no último sábado.