Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU denuncia 28 casos de abuso sexual infantil no leste do Congo

Pelo menos 28 crianças e adolescentes com idades de 12 a 17 anos estão entre as centenas de vítimas da recente onda de estupros no violento leste da República Democrática do Congo, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) na sexta-feira. Das vítimas confirmadas, apenas uma delas é menino, e um dos casos envolveu uma tentativa de estupro, segundo nota divulgada pelo escritório da representante especial da ONU para crianças e conflitos, Radhika Coomaraswamy.

Autoridades de saúde da localidade de Rubonga dizem que oito menores foram atendidas por causa de abusos sexuais, segundo a nota, mas o gabinete de Coomaraswamy não confirma esses casos. No começo da semana, a ONU disse que sua força de paz no Congo, conhecida pela sigla Monusco, descobriu que pelo menos 240 pessoas foram recentemente estupradas na cidade de Luvungi.

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse na sexta-feira que os menores citados na nota estão incluídos no total anunciado anteriormente. Sete anos depois de uma guerra (1998-2003) que matou mais de 5 milhões de pessoas, o Congo ainda está assolado pela violência. Milícias hutus ruandesas e congolesas da tribo mai-mai vagam pelo leste do país, rico em recursos minerais, e os brutais rebeldes do Exército de Resistência do Senhor, um grupo cristão de Uganda, estão presentes no norte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts