O Distrito de Machanga, na Região Sul da Província de Sofala, Centro do País, está nos últimos tempos a registar défice na produção de arroz. De acordo com o Director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas e Serviços, Armando Chimbui, na última campanha o distrito apenas conseguiu colher cerca de 145 toneladas de arroz, quantidade produzida por um universo de dois mil camponeses.
Armando Chimbui embora não tendo apresentado dados comparativos, disse que essa produção é bastante insignificante em relação as campanhas anteriores. Segundo a fonte, na mesma campanha estima-se que cada camponês terá conseguido alcançar a produção de quinhentos a seiscentos quilogramas de arroz por cada hectare lavrado.
Ao nível do Distrito de Machanga, segundo soubemos, a cultura de arroz é predominante nas localidades de Nharngui, Mutambara, Marropanhe, Vila Sede do Distrito e Ilha de Chiloane.
PMA apoia construção de celeiros melhorados
Para garantir a conservação essencialmente da produção alimentar, incluindo da respectiva sementeira, as autoridades administrativas em Machanga encontram-se empenhadas na construção de celeiros melhorados, cuja acção conta com o envolvimento do PMA – Programa Mundial de Alimentação.
O Director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas e Serviços em Machanga, Armando Chimbui, revelou ao nosso jornal ter sido já concluída a construção de pelo menos trinta novos celeiros melhorados, de um total de oitenta previstos.
Para a concretização deste projecto, o PMA tem comparticipado através da disponibilização de materiais necessários para a construção, enquanto o sector de Agricultura ao nível do distrito se responsabiliza pela compoente técnica e a comunidade constitui a mão-de-obra.