O Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), em parceria com o South African Institute for International Affairs (SAIIA), realizam dentro de uma semana, na capital moçambicana, um seminário sobre as relações sino-africanas.
Trata-se de um evento que visa discutir os desafios, oportunidades e as implicações que o interesse crescente da China e de países africanos na contínua expansão e consolidação desta relação tem para África de uma forma geral, e para Moçambique, em particular, indica uma fonte do IESE.
No caso concreto de Moçambique, o evento irá avaliar a presença da chinesa na indústria extractiva e agricultura, para além de colher a percepção que a sociedade moçambicana tem sobre a presença chinesa no país, baseando-se na análise dos meios de comunicação social.
O encontro culminará com o lançamento de dois novos livros, nomeadamente “Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade em Moçambique” e “Protecção Social: Abordagens, Desafios e Experiências para Moçambique”, resultantes de uma selecção de comunicações apresentadas na II Conferência Científica do IESE, realizada em 2009.