O Gabinete de Informação (GABINFO), órgão que presta assessoria de imprensa ao executivo moçambicano, aprovou sexta-feira última a proposta do decreto de institucionalização dos gabinetes de imprensa dos órgãos do estado.
O estatuto aprovado é resultado de um processo de auscultação pública promovido pelo GABINFO, que se realizou entre os dias 26 e 27 de Agosto corrente, na vila fronteiriça da Namaacha, e que tinha como objectivo colher sensibilidades para a melhoria das políticas e estratégias de informação do Governo.
Falando durante a cerimónia de encerramento do encontro, o Director do GABINFO, Ricardo Dimande, disse que o instrumento acordado servirá de esteio para a organização da informação governamental.
“A questão da estruturação da área dos comunicadores do Governo tem vindo a suscitar debates muito acalorados. Mas, finalmente, este instrumento vai garantir a organização da informação governamental para que esta chegue aos cidadãos com a celeridade necessária”, disse Dimande.
Sem avançar as datas, Dimande explicou que o documento ratificado será, a breve trecho, submetido a Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, para a sua aprovação.
“As sugestões feitas com vista a enriquecer a proposta do decreto de criação dos gabinetes de imprensa, ou simplesmente de estruturação da área de informação do Governo, serão canalizados às entidades competentes, para aferir a sua aplicabilidade”, asseverou Dimande.
Participaram no encontro técnicos e dirigentes do GABINFO, assessores e adidos de imprensa dos ministérios e governos provinciais, jornalistas, académicos, entre outros convidados.