Caríssimos amigos da coluna Pergunta à Tina, eu mesma gostaria de agradecer a todos os leitores que avidamente lêem esta coluna, enviam as suas dúvidas e até dão propostas de solução para problemas uns dos outros. A coluna Pergunta à Tina completa neste mês de Setembro um ano, ao mesmo tempo que o Jornal @Verdade celebra a sua centésimacentésim edição.
Durante este ano, a coluna teve o desafio de trazer reflexão, respostas e propostas de soluções para assuntos relacionados com a saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres, incluindo adolescentes dos 15 aos 18 anos, e adultos acima dos 40 anos.
Dentre as váárias questões levantadas, eis eis os assuntos que foram mais quentes durante este primeiro ano: A A mmaior parte das dúvidas, questões e reflexões foram sobre Preocupações relacionadas com as Infecções de Transmissão Sexual. A maioria dos nossos leitores, tanto homens como mulheres,, enviouou questões relacionadas com sintomas ou mesmo diagnósticos de ITS.OO que reparei foi que ainda existem no seio da população em geral dúúvidas muito séérias sobre as ITS´´s.
É minha sugestão que sempre que repararmos na existência de sintomas como corrimentos anormais (tanto no homem como na mulher pode sair um líquido branco, ou colorido com mau cheiro), acompanhados de outros sintomas como dores e ardor ao urinar, comichão, borbulhas, é URGENTE que encaminhemos a nossa preocupação a uma Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde, a um Centro de Saúde ou Hospital próximo para que sejam diagnosticados e tratados. E nunca nos esqueçamos de usar o Preservativo durante qualquer acto sexual precisamente para evitar a recontaminação.
Outra preocupação generalizada apresentada foi sobre o HIV/SIDA. A questão recorrente era a do estabelecimento de uma vida saudável entre casais discordantes (com resultados de HIV diferentes), incluindo ter filhos e continuar a ter uma vida normal. Primeiro sempre clarificámos que ter HIV não significa que a pessoa se torna “anormal”, mas que esta pessoa possui uma doença crónica contagiosa, e pode viver por quanto tempo quiser dependendo da forma como conduz a sua vida e cuida da sua saúde.
A isto respondi sempre que é possível sim uma pessoa seropositiva ter filhos, mas que i) havia probabilidades de contaminar o feto durante a gravidez e/ou aleitamento, mas que ii) havia formas de evitar esta contaminação através do Tratamento para Prevenção da Contaminação Vertical Outra grande maioria de questões está relacionada com o ciclo menstrual e gravidez (querer engravidar, ciclo menstrual irregular e probabilidades de engravidar, gravidez pós-parto/pós-aborto).
Sobre este tema respondo que o ciclo menstrual regular tem uma durante entre 21 a 28 dias, mas que pode às vezes ir até 30 dias. A maioria das mulheres possui um ciclo menstrual regular, mas há também um grande número que vive na incerteza sobre os seus dias de menstruação, e por isso chamamos de ciclo irregular. O que acontece é que o ciclo hormonal não está regulado, e por isso a mulher pode ver a menstruação duas vezes num mês, ou não vê-la por mais de dois meses às vezes.
A questão da satisfação e insatisfação sexual foi um dos temas mais quentes. Sobre este tema recebi duvidas relacionadas com a ejaculação precoce, a incapacidade de satisfazer o/a parceiro/a, o ambiente da vagina e/ou tamanho do pénis, desconfianças de traição, etc. Tentei encontrar respostas o mais perto possível do científico, mas também deixei propostas para melhorar os relacionamentos e a intimidade entre os casais.
Muitas vezes a questão da satisfação sexual tem a ver com o estado psico-emocional dos parceiros, a segurança sobre as nossas capacidades e conhecimento sobre o sexo, e o amor-próprio e auto-estima. Se nós não desenvolvemos a intimidade e a abertura com os nossos parceiros, perdemos a oportunidade de questionar e exigir mais atenção e carrinho durante os momentos íntimos. Identidade e orientação sexual também foram temas de interesse, mesmo que pouco solicitados.
Dissemos em pelo menos três colunas que a identidade sexual é a tua própria percepção da tua sexualidade, sobre os teus desejos e fantasias sexuais, se te sentes atraída por homens fortes e altos, ou magros, ou por mulheres rechonchudas, etc., e tem muito a ver com o ambiente onde nós crescemos e as regras da sociedade.
Já a orientação sexual é um tanto ou quanto, se não complementarmente involuntário, pois o nosso corpo reage quimicamente/fisicamente quando se atracção por pessoas de um determinado sexo. Existem três reconhecidas orientações sexuais: heterossexual, quando se é física e sexualmente atraído por pessoas do sexo oposto (ex. homem por mulher); homossexual, atracção entre pessoas do mesmo sexo (mulher por mulher) e bissexual, atracão por pessoas de ambos os sexos.
De uma forma geral, eu felicito os leitores corajosos que enviam mensagens, dúvidas, muitas delas picantes de que temos medo de falar abertamente. Quero sugerir a todos os nossos leitores: 1º que coloquem a vossa saúde sempre, mas sempre, em primeiro lugar quando tomarem decisões que podem colocá-la em risco, e 2º que nunca fiquem sentados à espera de que os sintomas de qualquer Infecção de Transmissão Sexual se tornem insuportáveis, procurem logo uma UATS, ou um Centro de Saúde mais próximo e nunca se esqueçam de PERGUNTAR qual é o diagnóstico e quais são os efeitos do tratamento.
Li nalgum sítio as seguintes palavras: ama-te profundamente e cuida bem de ti, porque és a única pessoa que vai viver contigo para o resto da tua vida. Continuaremos aqui, por isso escreve-me para 82115, ou 8415152 ou envia-me um E-mail para averdademz@gmail.com.