Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Singapura despede-se dos Jogos da Juventude com show de luzes e fogos

Singapura despede-se dos Jogos da Juventude com show de luzes e fogos

Com um show de luz e fogos de artifício no Estádio Flutuante Marina Bay, Singapura encerrou esta quinta-feira a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Moçambique esteve representado por três atletas: Celso Cossa e Sílvia Panguana no atletismo e Jéssica Stagno na natação. Foram 12 dias de competições entre 3.600 jovens de 25 países, com idades entre 14 e 18 anos, em disputas de 26 modalidades, algumas delas com “caras novas”.

Além de não ter quadro de medalhas, os Jogos apresentaram competições com formatos diferentes, como o basquete de três contra três e o triatlo com equipes mistas. A ideia é modernizar os esportes. E, de acordo com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, algumas dessas novidades poderão ser adotadas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

“O conceito que o COI implantou para esta competição foi completamente diferente do formato tradicional dos Jogos Olímpicos, tanto que o próprio COI não estabeleceu um quadro de medalhas para o evento. O mais importante foi ter proporcionado a atletas de todo o mundo a oportunidade de viver a primeira experiência dos Jogos Olímpicos e estimular a juventude a praticar esporte e a viver de forma saudável, longe do doping e das drogas. É preciso que todos compreendam o alcance desta competição. É uma nova dimensão para o futuro dos Jogos Olímpicos” disse Nuzman.

Os atletas moçambicanos foram eliminados nas primeiras eliminatórias das provas que participaram. Sílvia Panguana na eliminatória dos 100 metros barreiras ficou colocada na quinta posição com o tempo de 15″09 segundos enquanto Celso Cossa conseguiu qualificar-se para a segunda ronda dos 200 metros onde terminou na segunda possição com o tempo de 22″99, insuficiênte para disputar a final da prova. Jessica Stagno nadou a prova dos 100 metros mariposa e classificou-se na quarta posição da primeira eliminatória. com o tempo 1´10″46, não conseguindo apurar-se para a fase seguinte.

Os próximos Jogos Olímpicos da Juventude serão em Innsbruck, na Áustria, em 2012, que sediará as competições de inverno. Já a segunda edição dos Jogos Olímpicos de Verão será realizada em 2014, em Nanquim, na China.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!