A China anunciou esta quinta-feira ter usado um pequeno submarino tripulado para fincar uma bandeira nacional no fundo do mar do Sul da China, onde o governo chinês tem mantido atritos com Washington e países do Sudeste Asiático por causa de disputas territoriais.
Para isso foram necessárias 17 missões do submarino, entre Maio e Julho, até chegar aos 3.759 metros de profundidade, segundo a agência estatal de notícias China News Service, citando fontes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Administração Estatal Oceânica.
O relato não explica para onde o submarino foi, se esteve em águas disputadas ou por que o anúncio só foi feito agora. É a primeira vez que um veículo submergível chinês vai tão fundo, segundo a notícia.
China, Brunei, Malásia, Vietnã, Filipinas e Taiwan reivindicam partes do mar do Sul da China, que é uma importante rota de navegação e pode conter grandes recursos energéticos. À exceção de Brunei, todos os envolvidos têm presença militar na área, onde já houve escaramuças navais no passado.