Eduardo Mussanhane é o novo Director Geral do Serviço Nacional das Prisões (SNAPRI). Mussanhane, um Comissário da Polícia, substitui daquelas funções João Zeferino Zandamela, Primeiro Comissário da Polícia, que vinha exercendo aquelas funções há sensivelmente quatro anos.
O novo Director do SNAPRI é licenciado em Direito e tem um Pós Graduação em Direito das Empresas pela ‘A Politécnica’.
Funcionário do Estado desde 1975, Mussanhane desempenhou várias funções, sendo de destacar, entre elas, a de Comandante Nacional de trânsito, Comandante Nacional da Polícia Fiscal, e de Director de Pessoal e Formação do Comando Geral da Polícia.
Ele desempenhou ainda as funções de Coordenador do Programa da Reforma da Polícia, e de coordenador nacional do Projecto de Apoio ao Cidadão no acesso à Justiça (PACAJ).
Enquanto isso, a Ministra moçambicana da Justiça, Benvinda Levy, inicia Quinta-feira uma visita de trabalho as Cadeias Civil, Central da Machava, e de Máxima Segurança, vulgo “BO”.
Esta visita tem em vista aferir o nível de respeito pelos direitos humanos no seio da população prisional por parte dos agentes da lei e ordem.
Recentemente, foram reportados casos de tortura de prisioneiros protagonizados por alguns agentes da polícia.