Entrou em funcionamento domingo último, 22 de Agosto, no Porto da Beira, a nova Terminal de Cereais. Trata-se da primeira infra-estrutura do género a ser erguida neste porto. A sua construção responde a dinâmica de desenvolvimento do Porto da Beira, que impõem a disponibilidade de equipamentos e serviços modernos, tornando-o um dos mais eficientes e competitivos na região.
A nova Terminal de Cereais do Porto da Beira nesta primeira fase está dotada de cilos com capacidade para manusear trinta mil toneladas métricas.
O investimento foi na ordem de 18 milhões de dólares norte americanos, disponibilizados pela Merek do grupo Sasseka em parceria com a Cornelder de Moçambique, operadora concessionária do Porto da Beira.
A primeira operação da nova terminal iniciada ontem compreendeu o descarregamento de um navio com capacidade entre 15 e 17 mil toneladas métricas de cereais.
A carga é bombeada do porão do paquete directamente para os cilos da terminal, num processo que envolve equipamentos e tecnologias avançados.