Três girafas da reserva de Kouré, uma localidade situada a 60 quilómetros ao oeste da capital nigerina, Niamey, morreram em circunstâncias ainda não elucidadas, fazendo pairar sérias ameaças de desaparecimento sobre uma das raras espécies de girafas na África Ocidental, soube a PANA esta terça-feira de fonte oficial.
A maior ameaça sobre as girafas proviria dos caçadores furtivos, segundo o diretor-geral do Ambiente, coronel Ounténi, que instou os agentes das águas e florestas, os controladores e as populações da zona de Kouré a redobrar de vigilância para salvar as últimas espécies de girafas da África Ocidental.
O Estado do Níger consentiu enormes sacrifícios para a proteção e a conservação das girafas de Kouré que atraem anualmente vários turistas.
As medidas de proteção tomadas pelo Estado permitiram a esta espécie animal aumentar anualmente na ordem dos 10 porcento.
Segundo as estatísticas nacionais, em 2009, foram registados cerca de 220 indíviduos contra 193 em 2008, ao passo que eram apenas de 49, há 10 anos.