Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira quinzena de Agosto: metical continuou a depreciar

A moeda moçambicana, o Metical, continuou a registar uma depreciação durante a primeira quinzena deste mês face as principais divisas, designadamente, o dólar americano, o rand e o euro. “No dia 15 de Agosto de 2010 a cotação do Dólar americano no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 36.67 meticais por dólar, equivalente a uma depreciação na quinzena de 2.72 por cento”, refere o comunicado do Banco de Moçambique (BM) sobre a situação financeira do país na primeira quinzena deste mês. Recorde-se que em princípios deste ano, um dólar equivalia a 27 meticais.

Entretanto, o Banco Central afirma que a diferença entre a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e a taxa das cotações do MCI subiu ligeiramente, tendo passado de 3.4 por cento em 31 de Julho para 3.7 por cento no final da primeira quinzena de Agosto.

Ainda no seu comunicado, o BM afirma que o acompanhamento semanal realizado mostra que na primeira quinzena de Agosto corrente os preços das hortícolas e vegetais baixaram ligeiramente.

Segundo as autoridades, esta tendência contribuiu para amortecer a alta do nível geral de preços que se observa desde o início do ano.

O balanço do Índice do Preço no Consumidor publicado semana passada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indica que os preços dos principais produtos básicos agravaram em 11,95 por cento de Janeiro até ao final do passado mês de Julho na cidade de Maputo.

Durante esse período, a divisão de Alimentação e Bebidas não alcoólicas é que mais concorreu total da inflação acumulada com 9,45 pontos percentuais.

O tomate, arroz, couve, alface, cebola, petróleo de iluminação e a gasolina foram os produtos cujo agravamento de preços teve maior impacto no total da inflação acumulada.

No seu comunicado, o BM afirma que as reservas bancárias aumentaram na última quinzena de 577 milhões de Meticais para um saldo de 10,596 milhões de Meticais, a reflectir o acréscimo simultâneo das reservas denominadas em moeda estrangeira e em moeda nacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!