A delegação da Televisão de Moçambique (TVM) em Gaza poderá passar a fazer emissões a partir da cidade de Xai-Xai, capital daquela província do Sul do país. Para o efeito, o governo provincial de Gaza acaba de disponibilizar um total de 18 mil euros para a compra do equipamento chamado “link” que vai permitir a delegação desta televisão pública em Gaza estabelecer conexão entre os seus estúdios em Xai-Xai e o centro emissor localizado na cidade de Chibuto.
Esta informação foi prestada ao director do Gabinete de Informação (GABINFO), órgão de assessoria ao Governo em matérias de imprensa, Ricardo Dimande, durante a sua visita de trabalho a província de Gaza realizada na semana passada.
“Se tudo correr conforme o programado, dentro de um mês, o link a ser importado poderá estar em Moçambique e a entrar em funcionamento”, refere o comunicado de imprensa do GABINFO recebido hoje pela AIM, que cita o delegado da TVM em Gaza, Chuma Júnior.
A televisão pública moçambicana tem delegações em todas as capitais provinciais, mas algumas delas ainda não emitem programas locais.
Ainda em Gaza, a comitiva do GABINFO visitou o futuro centro de produção padronizado da Rádio Moçambique (RM), cuja construção está a decorrer a um ritmo satisfatório, devendose concluir com os trabalhos ainda este ano.
Actualmente, a delegação da RM funciona num edifício provisório que não reúne condições adequadas para emissões de rádio, sendo por isso que muitas vezes este chega a fazer indução ao invés de emissão.
Igualmente, a delegação do GABINFO escalou diversas rádios comunitárias dos distritos de Xai-Xai, Chókwè, Chibuto, Manjacaze e Bilene. A tónica dos discursos das estruturas dessas rádios centrou-se nas dificuldades financeiras enfrentadas por estas instituições.