O Presidente da República da Zâmbia, Rupiah Banda, chegou esta segunda-feira a Maputo, a capital moçambicana, para uma visita oficial cujo objectivo é aprofundar os laços de amizade e cooperação existentes entre os dois países e povos.
O Presidente zambiano, que se faz acompanhar pela sua esposa, Thandiwe Banda, vai manter conversações oficiais com o seu homólogo moçambicano, Armando Guebuza, que culminarão com a assinatura de acordos de cooperação.
Em Moçambique, o Presidente zambiano vai visitar projectos de carácter socio-económico nas cidades de Maputo e Beira, esta última na província central de Sofala.
Antes de se deslocar a Sofala, o Presidente Banda deverá visitar Quintafeira a Assembleia da República (AR), o parlamento, e o Conselho Municipal de Maputo.
Na cidade da Beira, Banda, que se desloca pela primeira vez a Moçambique na qualidade de Presidente, vai visitar o Porto da Beira, devendo regressar a Maputo no mesmo dia para se encontrar com a comunidade zambiana residente em Moçambique.
Em paralelo, a Primeira-dama zambiana, Thandiwe Banda, deverá trabalhar com o Gabinete da Primeira-dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, para troca de experiências, no âmbito do apoio social.
As relações de cooperação entre Moçambique e Zâmbia datam desde o tempo da luta de libertação de Moçambique e ganharam novo ímpeto depois da independência, há 35 anos, cooperando nas áreas dos Transportes, Recursos Minerais, entre outras.