O magnata das comunicações Rupert Murdoch anunciou planos de lançar um jornal digital, de abrangência nacional, disponível exclusivamente em telemóveis e tablets como o iPad, informou o Los Angeles Times.
A meta é competir com o New York Times, o USA Today e outros jornais de circulação nacional. “O anúncio é sinal de que o iPad está transformando os hábitos de leitura dos consumidores tanto quanto o iPod mudou a forma das pessoas ouvirem música”, afirma o Los Angeles Times.
Murdoch é fundador e CEO da News Corp., que publica o Wall Street Journal e o New York Post. O jornal digital, que seria lançado até o fim deste ano, cobraria um valor de assinatura ainda não definido.
Ian Paul, blogueiro da PCWorld, questionou a viabilidade da proposta, tendo em vista que o jornal competiria com todas as outras fontes de informação gratuitas online. P
aul Carr, do Tech Crunch diz que “a ideia está fadada ao fracasso”. “Murdoch está na verdade propondo a venda de um produto que as pessoas não conseguiram oferecer nem de graça”, escreveu Carr.
Mas um estudo de hábitos de consumo conduzido pelo Cooper Murphy Webb afirma que, para seus proprietários, o iPad é o suporte preferido para ler jornais e revistas, observa o World Editors Forum blog.