Os titulares municipais de Nampula, em coordenação com o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) para as Zona Urbanas continuam a envidar esforços para a obtençao de fundos destinados à construção de aterros sanitários na cidade. Segundo Castro Sanfis Namuaca, ainda não há dinheiro para a construção da chamada lixeira municipal, que vem sendo protelado desde o seu primeiro mandato autárquico.
O edil reconhece a problemática do saneamento do meio na “chamada capital do norte”, uma situação que considera ser da responsabilidade de todos os munícipes. Entretanto, referiu que decorrem, ao nível da sua instituição, acções no sentido de melhorar o processo de recolha de de lixo.
Para o efeito, foram já produzidas 23 contentores de um total de 80 previstos para o centro da cidade, avaliados em três milhões de meticais, para além da aquisição de dois camiões, num montante de sete milhões de meticais. E no próximo ano inicia a produção de outros contentores para as zonas periurbanas. Está, ainda, nos próximos meses, a reactivação do projecto de melhoramento do sistema de drenagem, vias de acesso e água, numa acção a ser desenvolvida em parceria com Millenium Challenge Account (MCA), e estimado em 25 milhões de dólares norte americanos.
Namuaca, que falava ontem em conferência de imprensa, disse que continuarão como prinpipais desafios, o melhoramento dos sistemas de ordenamento territorial, saneamento do meio, de abatescimento de água na cidade. Referiu que a boa colaboração dos munícipes no pagamento de taxas está a contribuir para o aumento substancial da receita, facto que, frisou, está a impulsionar o desenvolvimento sócioeconómico da Nampula que, no próximo domingo, comemora o seu 54º aniversário desde que foi elevada a categoria de cidade.
Para aquele dirigente, os 54 anos devem servir de reflexão sobre as grandes conquistas alcançadas nas diversas áreas de desenvolvimento, nomeadamente educação, saúde, comércio, entre outras. Por ocasião da data, o Concelho Municipal promove, na sexta-feira, 20 de Agosto, um debate subordinado ao tema “Contribuição da Sociedade Civil na Governação Municipal”.