A companhia norte-americana Anadarko Petroleum confirmou a presença de petróleo na Bacia do Rovuma, em Moçambique. De acordo com a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, a presença de petróleo associado ao gás naquela bacia foi detectada a uma profundidade de 5100 metros, sendo, igualmente, a primeira vez que se descobre petróleo “off shore” na África Oriental.
“Dizemos que há presença de petróleo porque ainda é necessário confirmar, através de pelo menos mais três furos que serão feitos, se essa presença significa uma descoberta comercial”, disse, segunda-feira (16) a ministra, durante conferência de imprensa na capital moçambicana.
O governo prevê que novos furos sejam efectuados ainda este ano para melhor avaliação da jazida. A Anadarko assinou em 2006 contratos com o Governo moçambicano para a abertura de seis furos na Bacia do Rovuma.
O petróleo associado ao gás foi descoberto no terceiro furo denominado “Ironclad”, depois de no segundo furo, denominado “Windjammer”, aberto em Fevereiro último, a multinacional norte-americana ter anunciado a descoberta de gás em offshore a uma profundidade de 3600 metros e 147 de espessura.
Além da companhia norte-americana, também estão a operar na Bacia do Rovuma a italiana ENI, a Petronas da Malásia, e a norueguesa Statoil.