Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alegadas intrigas deixam cair Manhacha

Desde a última sexta-feira que David Mandevo Manhacha, já não é Primeiro Secretário do partido Frelimo na Zambézia, cargo que vinha ocupando desde Junho de 2007, depois da saída de Jaime Himede que foi indicado para ser Vice-Ministro da Energia. Logo a prior, a eleição de Manhacha foi considerada de polémica, olhando pelo número de abstenções que foram registadas naquele escrutínio.

Foram mais de 20 membros que não deram voto de confiança a Manhacha. E no meio de murmúrios, David Manhancha foi aguentando, mas também foi fazendo aquilo que bem conhece, governar, esquecendo-se que como primeiro secretário, não seria governante, mas sim líder. E na semana passada, naquela que foi considerada uma reunião de tira-teimas orientado pelo Secretário-geral da Frelimo, Filipe Paunde, Manchancha foi destituído do cargo. Ninguém avançou os verdadeiros motivos, visto que o próprio SG da Frelimo, socorreuse em argumentos pouco convincentes, segundo os quais, o partido decidiu dar ar fresco ao Comité Provincial daquele partido.

MAS O QUE LEVOU A DISTRUICAO DE MANHACHA O

ra, desde a eleição de Manhacha como o número um da Frelimo nesta parcela do país, pese embora os resultados alcançados nas eleições do ano passado, que deram vitoria a Frelimo e Armando Guebuza, nesta parcela do país, isto não pode ser visto como obra daquele que foi o secretário da Frelimo na Zambézia. A verdade manda dizer que no seio dos camaradas, a figura de Manhancha não era vista como uma mais-valia no partido. Alguns membros da Frelimo nesta parcela do país, por diversas vezes mostraram o seu descontentamento pela maneira como o ex-Primeiro Secretário da Frelimo, agia. Vezes sem contas, segundo fontes seguras e anónimas do partido que falaram ao nosso jornal, Manhancha era tido como um entrave ao desenvolvimento do partido.

Estes membros que não dão cara, alegam que a Frelimo na Zambézia, virou um partido de intrigas, calunias, fofocas, tudo naquele princípio de dividir para reinar. De lá para cá, os membros da Frelimo andavam divididos por causa destas atitudes alegadamente protagonizadas pelo ex-Primeiro Secretário. Tudo isso ia chegando aos membros da Comissão Política do partido, órgão que decide a vida do partido. Possivelmente cansados com o que foram acompanhando, reunidos em mais uma sessão, os membros da CP, foram chamando os membros de peso do partido residentes e não residentes na Zambézia, a fim de aferirem o grau de acusações que pesavam sobre Manhancha. Tendo apurado provavelmente a matéria dos factos, eis que Filipe Paunde, veio a Zambézia, sem apelos e nem agravos, destituiu Manhancha, naquele encontro realizado na sala de conferências da OTM, em Quelimane.

RODOLFO UAREALA SUBSTITUI

Rodolfo Uarela, considerado mais velho nestas coisas de política no seio da Frelimo, foi indicado para substituir interinamente e assegurar os destinos da Frelimo, até a realização de eleições que vão eleger um novo Primeiro- Secretário. Uarela, que para alem de ser Secretário para Mobilização e Propaganda da Frelimo, também assegura os destinos do Secretariado da cidade, que também não tem primeiro secretário a mais de um ano, visto que o anterior, Simão Fernando, também foi destituído.

FESTEJOS

Os membros da Frelimo, claro, aqueles que não viam com bons olhos a liderança de Manhancha, festejam de todas maneiras e em todo lado. Há conversas nos cafés, quando se encontram entre eles, tudo por causa da saída daquele que era considerado um entrave da Frelimo.

FUTURO DE MANHACHA

Na conferência de imprensa que o SG da Frelimo, Filipe Paunde, concedeu aos órgãos de comunicação social, não foi clara a futura missão partidária para Manhacha. Paunde disse apenas que Manhacha é um quadro administrativo, dai que um dia qualquer poderá retomar com aquilo que mais sabe fazer. Mesmo quando questionado se este voltaria ser administrador, Paunde nem sequer se pronunciou sobre o futuro. Refira-se que Manhacha desempenhou as funções de administrador distrital em vários distritos desta província, no mandato passado e foi considerado o melhor administrador e dai foi eleito Primeiro Secretário da Frelimo, cargo que na última sexta-feira, deixou, num acto que ele próprio nem sequer imaginava.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!