Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis detidos por exploração ilegal de madeira

Seis indivíduos foram detidos pelas autoridades policiais moçambicanas no distrito de Mueda, província nortenha de Cabo Delgado, acusados de corte, transporte e exportação ilegal de madeira em áreas protegidas. Trata-se de quatro cidadãos de nacionalidade tanzaniana e dois moçambicanos.

O grupo foi surpreendido pela polícia, nas margens do rio Rotula, quando tentava baldear de um barco para um outro um total de 566 tábuas e 87 pranchas, o equivalente a 19,5 metros cúbicos de madeira. O produto ia ser exportado ilegalmente para a vizinha Republica da Tanzânia.

O produto do saque, assim como os camiões utilizados na operação, encontramse aprisionados no posto administrativo de Negomano, distrito de Mueda. A madeira apreendida, segundo anunciou a RM, reverte a favor do Estado, enquanto os meios circulantes aprisionados só serão entregues aos respectivos proprietários depois do pagamento das multas. Alberto Augusto, funcionário do turismo em Pemba, a capital provincial, disse que as autoridades estão alarmadas não só com a “desenfreada delapidação” da madeira, maior parte com grande valor comercial, como também com a caça furtiva.

Segundo Augusto, a caca furtiva praticada por estrangeiros com conivência dos moçambicanos esta a reduzir drasticamente os animais bravios naquela parcela do país. “Já não se vêm animais de pequeno, médio ou grande porte”, disse a fonte. A fiscalização e combate enfrentam uma série de dificuldades, sendo, a principal, a falta de meios de transporte para a equipa multi-sectorial movimentar-se nas zonas onde o corte da madeira e a caça furtiva ocorrem. “Dispomos de um todo terreno em péssimo estado mecânico.

 Assim é difícil trabalhar, mesmo conhecendo os pontos de corte e trilhos por onde passa a madeira”, disse Albertino Augusto. Negomano é uma região de difícil acesso situada no extremo norte da província de Cabo Delgado, conhecida por possuir riquíssimas reservas de madeira e fauna bravia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!