Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EUA anunciam cortes no orcamento

O Departamento de Defesa prepara-se para cortes drásticos em várias áreas com o objectivo de economizar em sectores menos prioritários e aumentar os recursos disponíveis para operações de combate. Desde os ataques de 11 de Setembro, as operações militares dos Estados Unidos consomem uma fatia cada vez maior do orçamento de estado, rondando hoje os 700 mil milhões de dólares anuais, o valor mais alto em todo o mundo no sector da defesa.

Com a crise económica a palavra de ordem é poupança, e para tal o secretário Robert Gates anunciou que vai recomendar ao presidente Obama o encerramento de um dos dez principais comandos militares dos Estados Unidos, o Comando das Forças Conjuntas. Gates anunciou ainda uma redução de 10 por cento nos gastos em contratos, nomeadamente em serviços de inteligência, bem como a redução no número de generais e almirantes nas Forças Armadas.

O secretário da Defesa admite que os números gerais do orçamento vão ficar praticamente inalterados, mas que irão ser minimizados os custos e aumentada a eficiência. “Gostaria de frisar que não estamos apenas a falar de cortes orçamentais, mas sim de reformas e alteração de prioridades para garantir que sob um clima económico e financeiro complicado, consigamos concentrar os recursos onde eles devem estar – no investimento das forças de combate e nas capacidades futuras, e acima de tudo nos homens e mulheres de uniforme”, afirmou Robert Gates.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts