Até 2014, pelo menos 25 milhões de dólares norte-americanos deverão ser canalizados para Moçambique destinados a incrementar o ambiente de negócios no país. Aquele valor está a ser desembolsado pelo Banco Mundial (BIRD) para o período 2010/2014 e destina-se a elevar a competitividade empresarial nos sectores da Indústria, Florestas e Pescas, segundo aquela instituição financeira internacional, acrescentando que a iniciativa abrange o apoio a Pequenas e Médias Empresas (PME) e reforço institucional do sector público.
Aquela medida visa, igualmente, melhorar o processo de prestação de serviços e aumentar a qualidade da exportação de produtos daqueles sectores “estratégicos” da economia moçambicana, de acordo ainda com o BIRD.
Apesar do elevado potencial marinho nacional, as Pescas têm vindo a apresentar o pior desempenho no conjunto de 15 principais sectores produtivos do país, estimando-se que, nos últimos três anos, aquele ramo de actividade registou uma produção global inferior a três pontos percentuais.