Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em estudo demolição do Aeroporto de Tete

O Governo moçambicano está a estudar a possibilidade de mandar demolir e transferir as actuais instalações do Aeroporto de Tete, recentemente remodelado, pelo facto de aquela infra-estrutura estar situada sobre um importantíssimo jazigo de carvão mineral.

“Estudos preliminares apontam para uma eventual ocorrência de um jazigo de carvão no espaço onde se localiza o Aeroporto de Tete”, segundo fonte do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM). Muito cauteloso dada a sensibilidade da matéria, Cândido Rogério, do departamento de Geologia no MIREM, afirmou, em contacto com o Correio da manhã, que “nada está definitivamente confirmado sobre a matéria”, admitindo, contudo, que “estão a decorrer trabalhos intensivos em várias regiões daquela província com elevado potencial de carvão”.

A província de Tete dispõe de reservas de carvão estimadas em cerca de 15 biliões de toneladas e para lá convergem, nos últimos tempos, grandes grupos empresariais internacionais com o intuito de explorar aquela importante fonte de energia. Refira-se que decorrem dois projectos de exploração daquele mineral, avaliados em 1,3 bilião de dólares norte-americanos e USD 849 milhões, respectivamente.

As iniciativas são da Vale (Brasil) e Riversdale Mining da Austrália. Os dois projectos estarão operacionais a partir do segundo semestre do 2011, criando cerca de 2356 postos laborais, de acordo com projecções do Ministério dos Recursos Minerais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts