A Fase Final do Projecto de Prevenção de HIV/SIDA através do Desporto, que envolveu mais de 300 jovens, terminou esta segunda-feira no distrito de Chibabava, ao Sul da Província central de Sofala. Durante uma semana, os jovens participantes estavam acampados na Vila de Muxúngue onde tiveram a oportunidade de fazer parte de oficinas de discussão, aconselhamento e testagem voluntária, além de partilhar e trocar experiências em matérias de prevenção e combate ao HIV/ SIDA.
O projecto é levado a cabo por uma associação moçambicana, a Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), em parceria com a Embaixada dos EUA, através do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos da América Para o Alívio de HIV/SIDA (PEPFAR).
A realização de diversas sessões de filmes educativos e jogos de futebol para o apuramento das equipas vencedoras do torneio marcaram o evento, considerado um espaço de convívio e intercâmbio comunitário de jovens de comunidades diferentes. Depois de um ano de realização do torneio de futebol envolvendo 12 equipas, quatro das quais femininas, em representação de igual número de comunidades dos Postos Administrativos de Chibabava-Sede, Muxungue e Goonda e localidade de Mangunde, zonas com alto índice de contaminação pelo HIV/Sida, a ADECRU apostou em aprofundar o dialogo e interacção dos jovens participantes do projecto com as comunidades em matérias de prevenção e combate do HIV/SIDA.
O projecto constitui um meio saudável e incentivo para atrair os jovens (entre 15 a 30 anos de idade) a serem mais responsáveis sobre a saúde reprodutiva e para conhecer o seu estado de HIV/SIDA, contribuindo desse modo para a redução dos níveis de infecção pelo HIV nas comunidades rurais naquele ponto do País.
Segundo Vice-Coordenador da ADECRU, Fabião Simão, o “Projecto de Prevenção de HIV/SIDA através do Desporto no Distrito de Chibabava representa uma forma inovadora e criativa que se traduziu numa experiência única, envolvente e muito eficaz na divulgação de mensagens de combate e prevenção da pandemia de HIV/SIDA a um público muito vasto cuja réplica deve ser incentivada em outras regiões do País”.
Até ao momento estima-se que cerca de 50 mil pessoas das comunidades de Chibabava tenham sido alcançadas directamente pela iniciativa superando as 30 mil previstas inicialmente. O Projecto de Prevenção de HIV/ SIDA através do Desporto no Distrito de Chibabava está a ser implementado naquele ponto da Província de Sofala desde Outubro de 2009.