O Ministro da Energia, Salvador Namburete, disse que o governo moçambicano prosseguirá com as acções destinadas a garantir o cumprimento dos objectivos estabelecidos nas áreas de produção, transporte, distribuição, electrificação rural e ligação de novos consumidores.
A electrificação rural, segundo Namburete, constitui uma das grandes apostas do governo na sua determinação em aumentar o acesso as fontes modernas de energia para um número cada vez maior de moçambicanos, bem como promover investimentos e actividades de uso produtivo de energia para a geração de rendimentos. Namburete falava esta quarta-feira no distrito de Gondola, província central de Manica, na abertura do 6/o Conselho Coordenador do Ministério da Energia que decorre sob o lema “Vamos Fazer Uso Produtivo da Energia para Desenvolver o País e Combater a Pobreza”.
Em relação a área de produção, o governo, segundo o ministro, continua a dedicar maior atenção aos projectos de geração de energia, cujo desenvolvimento regista avanços significativos, o que aumenta continuamente a confiança do Executivo na sua materialização dentro dos calendários estabelecidos. O titular da pasta da energia enalteceu o ritmo de implementação do programa de electrificação rural, porque, segundo disse, permite reafirmar o compromisso de concluir a electrificação de todas as sedes distritais actualmente não ligadas a Rede Eléctrica Nacional (REN) até 2014.
“Apraz-nos notar que até ao final do ano em curso será concluída a electrificação e ligação a REN dos distritos de Sanga, Mecanhelas, Metarica, Maúa e Marrupa na província do Niassa”, disse. De igual modo, Salvador Namburete deu especial realce aos avanços registados no desenvolvimento do projecto da linha de transporte Tete–Maputo, a “espinha dorsal do país”, cuja implementação desempenhará um papel determinante na viabilização dos projectos de geração de energia.
No projecto da linha de transporte de energia eléctrica Tete–Maputo, foram já investidos 2.5 milhões de dólares norte-americanos na realização dos estudos de viabilidade e de avaliação do impacto social e ambiental e de outras acções visando a sua concretização. No encontro de três dias, os diversos quadros do ministério vão avaliar e perspectivar a realização de actividades previstas no âmbito do Programa Quinquenal do Governo 2010/14.
O órgão central menciona com satisfação os resultados conseguidos no último quinquénio, com destaque para o aumento do acesso a energia eléctrica para um número cada vez mais crescente de moçambicanos, a intensificação do uso de energias renováveis e a expansão, entre outras conquistas.