Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manica terá fabrica de processamento de ouro

A empresa mineira sul-africana Pan African projecta construir, em breve, uma fábrica de processamento de ouro na província de Manica, no centro de Moçambique. A construção do empreendimento esta orçado em mais de 80 milhões de dólares e, numa fase inicial, a fábrica deverá empregar cerca de 300 trabalhadores.

Dado o elevado valor necessário para construção, a Pan African está em negociações para a constituição de um consórcio com a Delta Trading – empresa que também tem interesses mineiros naquela província. “É um investimento muito bom e que está na classe dos grandes projectos”, disse Fátima Momade, assessora do Ministério dos Recursos Minerais e Energia para questões de minas.

Fátima Momade, que falava recentemente a jornalistas moçambicanos, em Barbeton, África do Sul, disse que a Pan African apresentou um projecto ao Governo moçambicano, no qual manifesta o desejo de explorar cerca de 16 mil hectares na província de Manica, onde deverá abrir três minas de ouro, designadamente “Fair Bride”, “Dot’s Luck” e “Guy Fawkes”.

Esta semana, segundo o ‘Noticias’, a empresa sul-africana deverá ainda apresentar ao Governo os resultados do estudo de viabilidade económica das minas e, nos próximos dois ou três meses, a Pan African vai solicitar a respectiva concessão mineira. A fonte disse, porém, que ainda não é conhecido o real potencial de ouro em Manica, assegurando, contudo, que algumas minas podem ter uma vida superior a 10 anos.

“Costuma-se dizer que a província de Manica está por cima de ouro. Neste momento, só os artesanais é que fazem a exploração e, no conjunto, produzem anualmente entre 75 e 100 quilos de ouro”, disse.

A assessora afirmou que, contudo, a Delta Trading concluiu recentemente um estudo de viabilidade da mina de ouro Monac, que lhe foi concedida para exploração, tendo concluído que a mesma pode produzir mais de 200 quilos de ouro por ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts