A capital moçambicana, Maputo, acolhe, em Setembro próximo, a quinta edição do Festival do Filme Documentário, abreviadamente designado de DOCKANEMA, segundo anunciou hoje a equipa de organização do evento. Além de cinemas, o evento consiste também na realização de debates, palestras e encontros profissionais ligados as questões de produção de documentário.
“Para todos os entusiastas e curiosos do cinema, o Festival oferece dez dias de promoção de filmes moçambicanos, assim como uma selecção internacional criteriosa de origens diversas”, refere um comunicado de imprensa recebido hoje que versa sobre a organização deste evento. “O objectivo é agitar toda a comunidade em torno deste evento, que serve de suporte à promoção do interesse e dinamização da actividade”, acrescenta o documento.
Segundo a fonte, o género documentário é encarado como tela de culturas, realidades e imagens sociais particulares que se cruzam na partilha das experiências, compondo um quadro global da actualidade, pronto para ser contemplado e reflectido pela comunidade de cineastas locais e convidados, assim como, pelo público do Festival.
O DOCKANEMA acontece regularmente todos os anos desde 2006 e já conquistou um lugar de destaque no cenário cultural de Moçambique, sendo também reconhecido além fronteiras. O evento constitui um dos principais palcos de exposição da produção cinematográfica moçambicana que é eminentemente constituída pelo documentário.