O Irão emprestou 40 milhões de euros ao Zimbabwe para financiar projetos nos setores financeiro, energético, bancário e industrial, noticiou esta quarta-feira a imprensa local, citando o embaixador do Zimbabwe em Teerão.
Segundo Nicholas Kitikiti, estes fundos servirão, entre outros, para reabilitar a principal central elétrica do país a fim de aumentar o fornecimento de eletricidade e reduzir o racionamento. O país está confrontado com importantes penúrias de energia, visto que apenas 65 porcento das suas necessidades são cobertas e o resto é importado dos países vizinhos.
“Estou certo que isto contribuirá para nos ajudar nos nossos programas de desenvolvimento económico”, disse Kitikiti, fazendo referência à linha de créditos iraniana. Indicou que o Zimbabwe já abriu novas negociações com o Irão para outras linhas de créditos que cobrem os setores da agricultura, da saúde e das tecnologias.
O Zimbabwe e o Irão têm laços políticos fortes, reforçados pelo seu inimigo comum, o Ocidente, que os acusa ambos de violações dos direitos humanos. O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmajinejad, visitou o Zimbabwe em Abril de 2010, e assinou vários acordos de cooperação com o Governo e empresas privadas.