Nem Kobe Bryant, nem Paul Pierce. O grande nome do jogo 4 da final do NBA veio do banco. Com uma disposição invejável, Glen Davis transformou num inferno a vida da defesa dos Los Angeles Lakers e deu a vitória ao Boston Celtics por 96 a 89. Agora, está tudo igual nas finais: 2 a 2.
As duas equipes voltam a enfrentar-se no TD Garden este domingo, madrugada em Maputo.
Com uma ótima atuação, Kobe foi o melhor marcador da partida, com 33 pontos. O espanhol Pau Gasol também foi importante, com 21. Paul Pierce, em boa partida, foi o principal pontuador dos Celtics, com 19. Mas nenhum deles superou a performance de Davis, com 18 pontos, cinco resaltos e muita entrega.
O equilíbrio marcou o início do jogo 4. Com as duas equipes muito fortes na marcação, nem Lakers, nem Celtics conseguiam distanciar-se no marcador. No fim do primeiro quarto, um cesto de três pontos de Nate Robinson levou a equipa de Boston para o intervalo com vantagem no placar: 19 a 16.
No segundo quarto, porém, a dupla Kobe Bryant-Pau Gasol passou a fazer a diferença. Enquanto isso, do lado dos Celtics, Ray Allen repetia a péssima atuação, Kevin Garnett não era tão eficiente como no jogo 3, e Paul Pierce tentava resolver sozinho. Assim, os astros dos Lakers conseguiram construir uma boa vantagem, que só não foi maior porque os jogadores do Boston conseguiram diminuir o ritmo rival no fim do primeiro tempo: 45 a 42.
No terceiro quarto, o Boston voltou com um ritmo mais forte. Com Glen Davis tendo uma atuação destacada, os Celtics encostaram no placar, e o equilíbrio na partida prevaleceu novamente. O time verde chegou a ter a liderança, mas duas cestas de três seguidas de Kobe Bryant devolveram aos Lakers a vantagem para o quarto decisivo: 62 a 60.
No quarto final, um cesto de Ray Allen e outro de Glen Davis recolocaram o Boston novamente na dianteira. Depois de bola roubada no garrafão, Davis marcou dois pontos e mais um em lance livre, e os Celtics embalaram no ritmo de sua torcida: 71 a 64. O ritmo do jogo continuou frenético. Com a claque puxando os jogadores dos Celtics mostravam mais brio para decidir o jogo.
Se Kobe tentava fazer com que os Lakers voltassem à partida, um cesto de três de Rasheed Wallace mostrou que a equipa da casa estava melhor no jogo. No fim, Glen Davis, Nate Robinson e Rajon Rondo deram a vitória para os Boston, para delírio das arquibancadas do TD Garden.