O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, em visita de Estado a Portugal, recebeu na Quinta-feira, em Lisboa, Medalha de Ouro e Diploma de Reconhecimento e Mérito atribuídos pela Universidade Lusófona.
A cerimónia decorreu na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, onde Armando Guebuza descerrou igualmente uma placa do Auditório da Biblioteca desta instituição de ensino superior português, que passa a ter o seu nome (Armando Emílio Guebuza).
O evento foi testemunhado por governantes moçambicanos, deputados da Assembleia da Republica (AR), o parlamento, e empresários que integram a comitiva do chefe do Estado moçambicano, bem como por membros da direcção da Universidade, entre outros. A Universidade Lusófona conta com alguns estudantes moçambicanos.
Esta noite e em honra ao chefe do Estado moçambicano, o Presidente português, Cavaco Silva, oferece um banquete, no que constituirá o ultimo acto da agenda deste primeiro dia de visita a Portugal.
A visita de Guebuza termina Sextafeira, estando previstos para este ultimo dia encontros com o Primeiro-Ministro, José Sócrates e com o novo líder do PSD (Partido Social-Democrata), Pedro Passos Coelho, deslocação ao Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), ao Parque Eólico da Serra d´El Rei – ENERNOVA, em Peniche, encerramento do Seminário “Nova Dinâmica nas Relações Económicas e Empresariais” e encontro com a comunidade moçambicana em Portugal.
O Seminário é co-organizado pela Embaixada de Moçambique em Portugal, a CTA – Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Centro de Promoção de Investimentos (CPI) e AICEP (Agencia para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).