Dissidentes chineses, a ONG russa Memorial, a Estação Espacial Internacional (ISS) e os criadores da Internet estão entre os indicados deste ano, em um total de 237 candidatos – um novo recorde -, ao Prêmio Nobel da Paz. “O número definitivo de candidaturas é de 237, incluindo 38 organizações”, declarou à AFP o diretor do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad.
“É o maior número da história”, disse. O recorde anterior, de 205 candidatos, era de 2009, ano em que o prêmio foi concedido, para surpresa geral, ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Vários dissidentes chineses aparecem entre os postulantes, entre eles o intelectual Liu Xiaobo, condenado recentemente a 11 anos de prisão por subversão, depois de ter participado na redação da “Carta 08”, um texto que pede a democratização da China.
A ONG russa de defesa dos direitos humanos Memorial também está entre os indicados pelos esforços para a proteção das liberdades na Rússia. Também aparecem na lista os três homens que criaram a internet, os americanos Larry Roberts e Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee.