Energia térmica para uso nas zonas rurais moçambicanas está em produção, a título experimental, no distrito de Panda, em Inhambane, para a sua posterior disseminação pelos camponeses do país, segundo Venâncio Massingue, ministro da Ciência e Tecnologia.
Falando esta quinta-feira em Maputo, Massinga disse que o projecto visa gerar energia térmica para abastecer cozinhas domésticas e electrodomésticos, designadamente geleiras e congeladores que funcionam com base em gás.
O projecto enquadra-se no âmbito da estratégia de promoção do uso de energias renováveis em curso em Moçambique, esperando-se que os resultados do primeiro ensaio venham a ser apresentados ao longo do primeiro semestre de 2010, de acordo ainda com aquele governante, falando logo após a apresentação da iniciativa pelo representante do distrito de Panda ao encontro de divulgação dos projectos de investigação e inovação, a decorrer em Maputo até esta sexta-feira.
Aquela iniciativa faz parte dos 16 projectos de investigação e inovação aprovados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, em 2009, orçados em cerca de 240 mil dólares norte-americanos desembolsados pelo Banco Mundial e pela Agência Sueca de Desenvolvimento (ASDI).
O montante destina-se a financiar projectos de inovação e pesquisa científica nas zonas rurais e o mesmo está a ser direccionado para os sectores de Agricultura, Energia, Ciências Marinhas, Pescas, Minas, Construção, Meio Ambiente e Tecnologias de Informação e Comunicação. Na oportunidade, Massingue vincou que o esforço visa melhorar a qualidade de vida da população moçambicana.