O Standard Bank integrou, recentemente, 17 jovens recém-graduados na 17.ª edição do seu Programa de Desenvolvimento de Graduados, após um rigoroso processo de selecção que contou com mais de 6.000 candidaturas a nível nacional. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Banco com o objectivo de criar oportunidades e desenvolver competências profissionais para jovens talentos moçambicanos, alinhando a sua formação académica com experiências práticas num ambiente real de trabalho.
Ao longo de um ano, os 17 graduados vão ser afectos a diversas áreas do Banco, onde terão contacto directo com equipas multidisciplinares, processos internos e projectos estratégicos, permitindo-lhes consolidar competências técnicas e comportamentais essenciais para o início da sua vida profissional.
Intervindo na cerimónia de integração, o administrador-delegado do Standard Bank, Bernardo Aparício, felicitou os graduados, destacando o mérito individual de cada um dos seleccionados. “Vocês estão aqui porque mereceram, e não por outra razão. Estudaram, candidataram-se, esforçaram-se durante o processo de selecção, deram o vosso melhor e conseguiram estar aqui. A partir de agora, dependem única e exclusivamente de vocês próprios”, afirmou.
O responsável sublinhou ainda o papel do Programa de Desenvolvimento de Graduados como plataforma de lançamento de carreiras sólidas e sustentáveis no sector financeiro e noutras áreas estratégicas. “O Standard Bank oferece todas as condições e ferramentas de que precisam para iniciarem as vossas carreiras. Aqui, vão adquirir habilidades e experiências necessárias para poderem maximizar a vossa jornada”, acrescentou.
Os 17 graduados agora integrados foram seleccionados de entre candidatos formados em Finanças, Engenharia Informática, Engenharia Geológica e Minas, Ciência de Dados, Economia, Psicologia Organizacional, Estatística, Matemática, Direito e Marketing Digital, reflectindo a aposta do Banco em perfis multidisciplinares e alinhados com as exigências da transformação digital e financeira.
Desde 2007, o Programa de Desenvolvimento de Graduados do Standard Bank já formou mais de 300 jovens talentos, a maioria dos quais ocupa actualmente posições de liderança no Banco e em diversas instituições nacionais e multinacionais, consolidando esta iniciativa como uma das mais relevantes no desenvolvimento do capital humano em Moçambique.
Por seu turno, Bill Gray, licenciado em Engenharia Informática, espera “contribuir activamente para o Banco, bem como desenvolver competências técnicas, pessoais e interpessoais”.