Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

AdeM conclui obras de reforço da rede de água no bairro Inhagóia “B”

fim-adm-InhagóiaB1

A AdeM, IP (Águas de Moçambique, Instituto Público) concluiu, com êxito, as obras de reforço da rede de distribuição de água no bairro Inhagóia “B”, na cidade de Maputo, restabelecendo o abastecimento regular do precioso líquido, sobretudo nas zonas mais elevadas, que registavam défice de pressão durante alguns períodos do dia.

A intervenção, financiada com fundos próprios da instituição, permitiu ultrapassar constrangimentos técnicos que condicionavam o fornecimento de água a cerca de 215 ligações domiciliárias, anteriormente suspensas por falta de condições operacionais adequadas.

As obras consistiram na instalação de uma tomada de derivação numa conduta localizada nas proximidades da Base Aérea, que transporta água do Centro Distribuidor de Chamanculo para o interior do bairro George Dimitrov, mais conhecido por Benfica. Adicionalmente, foi implantada uma nova conduta ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), assegurando a interligação com a rede existente do bairro Inhagóia “B”.

Conforme explicou Arsénio Mate, em representação da instituição, a intervenção representa uma solução estrutural para um problema persistente, garantindo que a água chegue com pressão adequada às zonas críticas do bairro. “Estes trabalhos inserem-se numa estratégia mais ampla de reforço das infra-estruturas de distribuição e fornecimento, com vista a responder ao crescimento acelerado da procura de água na região metropolitana de Maputo”, afirmou.

Durante a execução dos trabalhos, foram registados alguns constrangimentos na travessia da EN1, devido à obstrução do canal de drenagem existente. Com o apoio do Conselho Municipal de Maputo, foi possível desobstruir o canal e proceder à instalação da conduta, garantindo a continuidade da obra, sem comprometer os padrões técnicos exigidos.

Os trabalhos foram concluídos na última quinta-feira, 8 de Janeiro, tendo-se realizado, no dia seguinte, o enchimento gradual da rede de distribuição. A inspecção técnica subsequente confirmou que a zona anteriormente crítica passou a receber água com pressão adequada, evidenciando a eficácia da intervenção realizada. No decurso das avaliações técnicas, foi igualmente identificada a necessidade de extensão adicional da rede, uma vez que algumas ligações domiciliárias são excessivamente longas e certos ramais apresentam danos acumulados ao longo do tempo. Foram também observados pontos de erosão que deixaram troços da rede expostos, estando, por isso, em curso um trabalho de levantamento pormenorizado, com vista à implementação de melhorias complementares.

Num outro desenvolvimento, Arsénio Mate sublinhou que intervenções semelhantes serão realizadas noutras áreas da região metropolitana de Maputo, acompanhando o aumento significativo da densidade populacional e da procura de água que se tem registado nos últimos anos. Com a normalização do serviço, estão criadas as condições para a recuperação gradual dos clientes anteriormente suspensos, bem como para a melhoria do abastecimento de água nos bairros Inhagóia “A” e “B”, com impactos positivos directos nos bairros 25 de Junho e Jardim.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *