O presidente da Federação Costamarfinsense de Futebol (FIF), Jacques Anouma, anunciou sábado, em Abidjan, a demissão “oficial” do seleccionador Vahid Halilhodzic, por não ter atingido os objectivos da equipa nacional durante o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2010 em Angola.
Num debate televisivo, Anouma indicou que, com base num contrato assinado com a FIF, Vahid deveria, entre outros, “trazer a serenidade e a disciplina no seio da selecção marfinense”, ganhar o CAN de Janeiro passado em Angola e qualificar a equipa nacional para o Mundial deste ano na Africa do Sul.
A Costa do Marfim foi eliminada nos quartos-de-final do CAN2010 disputado em Angola, ao perder, a 25 de Janeiro último, face à Argélia por 2-3, depois dos prolongamentos. A equipa nacional ivoiriense conseguiu qualificar-se duas vezes para a fase final do Mundial (Alemanha de 2002 e África do Sul de 2010), mas não venceu nenhum troféu continental sob a presidência de Anouma, que se encontra à frente da Federação desde 19 de Fevereiro de 2002.
Sobre as razões do mau desempenho da selecção nacional no CAN de 2010 em Angola, o presidente da FIF insistiu nas causas “desportivas”. “Senão, fizemos tudo o que era humanamente possível para pôr os jogadores em conforto e partimos para Cabinda com vista a vencer o CAN”, declarou Anouma que apresentava desculpas públicas à nação.
A quatro meses do Mundial de 2010, a equipa nacional da Costa do Marfim fica assim à espera dum novo seleccionador. “Estamos em negociação com personalidades e, dentro de uma semana ou 10 dias, apresentarei o novo seleccionador dos Elefantes (equipa nacional)”, tranquilizou.
Os Elefantes da Costa do Marfim foram apontados como favoritos na fase final do CAN depois de terem sido finalistas em 2006 e meio-finalistas em 2008.