O Governador da Província de Inhambane, Francisco Manuel Pagula, acompanhado pela Governadora da Província de Gaza, Margarida Sebastião Mapandzene Chongo, e delegações de alto nível das respectivas províncias do Sul de Moçambique realizaram uma visita oficial ao Vietname, entre 21 e 29 de Abril corrente, para promover a cooperação e atrair investimentos vietnamitas nas áreas de infra-estruturas, turismo, desenvolvimento imobiliário e energia.
Na mesma senda, frisou que acredita que este será um relacionamento positivo, pois poderá respeitar os interesses e programas do pais de tentar contribuir para o desenvolvimento de cada área acima mencionadas,
Em Hanói, a delegação participou de reuniões organizadas pelo Manfusi Group, onde foram apresentadas as potencialidades de investimento em Inhambane e Gaza — regiões com cerca de 1.000 km de litoral, ricas em recursos naturais e com grande potencial para o desenvolvimento de turismo, agricultura, mineração e infraestrutura.
Representantes da Câmara de Comércio e Indústria do Vietname(VCCI) destacaram o interesse em fortalecer os laços económicos e incentivaram empresas vietnamitas a explorarem oportunidades de investimento em Moçambique.
No dia 25 de Abril, a delegação moçambicana visitou a Companhia de Construção Número 1 – CTCP (CC1), uma empresa com mais de 45 anos de experiência na construção de projectos nacionais estratégicos.

Durante o encontro, a CC1 apresentou projectos emblemáticos em andamento, como:
– Aeroporto Internacional de Long Thanh (investimento de 25 bilhões de USD)
– Expansão do Aeroporto de Tan Son Nhat
– Centenas de quilómetros de autoestradas Norte-Sul
– Usina Termoelétrica de Quang Trach (1.200 MW)
– Diversos hospitais, escolas, zonas industriais e usinas de energia renovável em todo o país.
Durante o encontro, Delegação Moçambicana apresentou oportunidades de investimento nas duas províncias (Inhambane e Gaza) com destaque para a:
– Construção da Estrada N222, Troço Mapinhane – Pafuri com cerca de 521 km (incluindo a ponte sobre o rio Limpopo) considerada estratégica para o transporte logístico ligando as duas províncias e os países da região como África do Sul, Zimbabwe e Zâmbia

– Construção da Ponte Maxixe – Inhambane, uma infraestrutura que pode contribuir para o trânsito de bens, e pessoas que actualmente recorrem a pequenas embarcações. É uma infraestrutura que associada a outras facilidades pode constituir um grande atractivo turístico.

Após reuniões com o Grupo Novaland na Cidade de Ho Chi Minh, a delegação visitou o NovaWorld Phan Thiet, um projecto de resort costeiro integrado com investimento de cerca de 5 bilhões de USD.
O modelo de ‘cidade resort integrada’, com comodidades como campos de golfe, parques aquáticos e centros comerciais, impressionou a delegação.
Os governadores consideraram o projecto como uma referência para o desenvolvimento do turismo costeiro em Moçambique, especialmente em áreas com litoral extenso e ainda inexplorado.

Compromisso do Governo de Moçambique
Durante toda a visita o Governador Francisco Pagula e a Governadora Margarida Chongo enfatizaram: “Estamos prontos para oferecer suporte legal e segurança, criando todas as condições necessárias para que as empresas vietnamitas possam explorar, registar e implementar projectos em Inhambane e Gaza.”

Nos próximos dias, a delegação continuará a trabalhar com principais empresas de mineração e o Grupo Nacional de Petróleo do Vietname(PVN). As reuniões focarão na troca de experiências, políticas de desenvolvimento e diretrizes para cooperação em investimentos entre grandes empresas vietnamitas e os governos provinciais de Moçambique.

Esta visita é vista como um marco na cooperação económica bilateral, especialmente em sectores com grande potencial, como infra-estruturas, turismo, mineração, desenvolvimento imobiliário e energia. Com o compromisso activo de ambas as partes, Vietname e Moçambique estão avançando para uma relação de investimento mais estreita e substancial no futuro próximo.
