A Tmcel – Moçambique Telecom SA e a Ericsson assinaram, recentemente, um acordo de parceria à luz do qual a operadora de telefonia de bandeira vai passar a usar os softwares Ericsson Charging e Ericsson Mediation, para modernizar os Sistemas de Suporte a Negócios e Operações (BSS/OSS), bem como o Ericsson Dynamic Activation para reforçar o desempenho da rede, melhorar a agilidade operacional e a experiência do cliente.
O contrato permite à Tmcel lançar novas ofertas e personalizá-las para os subscritores da operadora, assim como impulsionar e acelerar o processo de transformação digital. Com a actualização para as versões mais recentes destas soluções tecnológicas, a Tmcel estará em condições de rentabilizar os seus actuais serviços, bem como lançar novos, oferecendo, ao mesmo tempo, uma fiabilidade e desempenho excelentes e únicos no mercado.
O acordo inclui, ainda, o Ericsson Dynamic Activation, que actuará como uma plataforma de activação e gestão do ciclo de vida dos serviços do utilizador, contribuindo para o reforço do desempenho da rede da Tmcel. Para o presidente da Comissão de Gestão da Tmcel, Mahomed Mussá, este acordo realça o compromisso da empresa em continuar a prestar serviços fiáveis e inovadores aos clientes.
“A parceria com a Ericsson é um passo fundamental para a prestação de serviços fiáveis e inovadores aos nossos clientes, permitindo-nos melhorar a nossa eficiência operacional, prestar melhores serviços e mais responsivos. Ao modernizar os nossos sistemas, estamos a garantir a satisfação das necessidades do mercado em que actuamos, bem como a contribuir para o futuro digital do nosso país”, referiu.
Esta parceria permite que a Ericsson forneça as mais recentes soluções tecnológicas à Tmcel, contribuindo, desta forma, para a modernização da sua infra-estrutura e melhoria na prestação de serviços.
“O nosso portfólio de Sistemas de Suporte a Negócios e Operações oferece a flexibilidade e escalabilidade que a Tmcel precisa para se adaptar às exigências cada vez mais crescentes dos clientes e manter-se competitiva no mercado. Esperamos continuar a nossa parceria para melhorar as experiências dos clientes, introduzir novas ofertas de serviços e impulsionar a transformação digital em Moçambique”, sublinhou Todd Ashton, vice-presidente e responsável da Ericsson para a África Austral e Oriental.
A parceria entre as duas empresas inclui, ainda, um foco no desenvolvimento de competências de transformação digital, que, por via de programas abrangentes de transferência de conhecimentos e formação direccionada, vão permitir à Tmcel gerir de forma autónoma as plataformas, garantindo a excelência operacional e a sustentabilidade a longo prazo. Importa realçar que as soluções OSS/BSS da Ericsson ajudam as empresas de telecomunicações a acelerar o crescimento, optimizar os processos e manter-se competitivos à medida que surgem novos serviços e modelos de negócio com a tecnologia 5G. Estas soluções garantem experiências de serviço sem falhas, monetização eficiente e operações baseadas em dados.