Aumentou de 130 mil para 234 mil o número de pessoas com acesso à água potável na cidade de Pemba e nos distritos de Metuge e Mecúfi, em Cabo Delgado, com a inauguração, segunda-feira, 19 de Agosto, do sistema de abastecimento de água de Pemba, que beneficiou de obras de reabilitação e ampliação, orçadas em 40 milhões de dólares norte-americanos.
A empreitada permitiu, ainda, o aumento de horas de distribuição, que passaram de seis para 16 horas por dia, bem como do volume de água produzida, de 10 mil para 30 mil metros cúbicos por dia. As obras consistiram na abertura e equipamento de mais de 20 furos de água no campo de furos de Metuge, reabilitação e construção de 50 quilómetros de conduta adutora do campo de furos de Metuge para a cidade de Pemba, construção de uma estação de tratamento de água em Metuge, estações de bombagem, três centros distribuidores, bem como na reabilitação dos centros distribuidores existentes e construção de 172 quilómetros de rede de distribuição.
O acto de inauguração foi dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que realçou, na sua intervenção, a importância daquela infra-estrutura no desenvolvimento económico e social do Corredor do Norte, com destaque para a cidade de Pemba e os distritos de Metuge e Mecúfi. “É nossa expectativa que estas infra-estruturas venham contribuir para o aumento de água potável disponível para atender à crescente demanda de abastecimento urbano, factor que se traduz em melhorias na qualidade de vida dos nossos irmãos de Pemba, interligando à dinamização da economia e o bem-estar na província de Cabo Delgado”, frisou.
Na ocasião, Filipe Nyusi anunciou a entrada em funcionamento de outros 21 sistemas de abastecimento nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Tete, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, que permitem o fornecimento de água potável a cerca de 20.7 milhões de moçambicanos.
“Gostaria de referir que esperamos entregar, ainda este ano, cerca de 30 sistemas de abastecimento de água, cujas obras já estão na fase conclusiva. Estes resultados demonstram que o Governo continua a dar prioridade à gestão dos recursos hídricos e à provisão do serviço do abastecimento de água e saneamento, com vista ao desenvolvimento social, económico e ambiental do nosso país”, sublinhou.
Por seu turno, o ministro da Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, explicou que a reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água de Pemba inserem-se no âmbito do Programa Água para a Vida (PRAVIDA), implementado de forma conjunta pelo Governo e parceiros de desenvolvimento.
“Esta iniciativa, que está a ser implementada desde 2018, visa acelerar a cobertura dos serviços de abastecimento de água e saneamento seguro e sustentável. O programa tem contribuído para a massificação da construção de fontes e sistemas de abastecimento de água e saneamento, bem como do estabelecimento de ligações domiciliárias que propiciam que a população se beneficie de água ao domicílio”, disse o governante.