As escolas secundárias da Ponta-Gêa e do Estoril, em masculinos e femininos, respectivamente, revalidaram os títulos de campeãs do Torneio Cornelder em basquetebol, ao se sagrarem vencedoras da categoria Sub-14, da terceira edição da competição, organizada pela concessionária dos terminais de contentores e carga geral do Porto da Beira, Cornelder de Moçambique (CdM), em parceria com a Academia de Basquetebol de Sofala (ABS).
A prova movimentou, entre os dias 11 de Maio e 27 de Julho último, na cidade da Beira, província de Sofala, mais de mil atletas de palmo e meio nas categorias Sub-12 e Sub-14, para além de 60 equipas, em representação de 21 clubes e instituições de ensino primário e secundário. Os jogos decorreram nos pavilhões do Ferroviário da Beira.
Na categoria Sub-12, a Beira Internacional School fez o pleno, ao conquistar o troféu em masculinos e femininos, tendo o Ferroviário da Beira ocupado a segunda posição, também em ambos os sexos. Para além de basquetebol, o torneio incluiu, pela primeira vez, um concurso de dança, envolvendo agrupamentos de cinco escolas, nomeadamente Escola Secundária Sansão Mutemba, que foi a vencedora, Beira International School, Bom Futuro, Bons Sonhos e Pérola de África.
Intervindo na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar, recentemente, o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, Jan de Vries, referiu-se à importância do torneio, que permitiu o intercâmbio entre os alunos de diversos clubes e escolas da urbe. “Só a participação torna vencedoras as 60 equipas. Temos muito a agradecer aos clubes, às escolas e aos nossos parceiros, que tornaram possível a realização deste torneio”, frisou.