Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Sul-africano venceu a prova: Perto de 4.000 atletas na 6.ª edição da Légua da Beira

fds-cornelder-Legua

O atleta sul-africano Abednico Mashaba e a zimbabweana Patience Garauzive foram os grandes vencedores da 6.ª edição da Légua da Beira, ocorrida, último fim-de-semana, na cidade da Beira, província de Sofala, ao cortar a meta, em primeiro lugar, nas categorias de Federados, em masculinos e femininos, respectivamente.

A segunda e terceira posições, em masculinos, foram ocupadas pelo corredor sul-africano Thabo Prince Ndlovu e pelo moçambicano Titosse Passipamira, respectivamente. Em femininos, atrás de Patience Garauzive estiveram as moçambicanas Sara Mário Adolfo, da província de Manica, e Rosa Passipamira, de Sofala.

O evento constitui uma das maiores festas desportivas do País e envolveu cerca de quatro mil participantes, entre atletas nacionais e estrangeiros.

A Légua da Beira, organizada pela Cornelder de Moçambique (CdM), em parceria com a Pérola Negra e a Associação Provincial de Atletismo de Sofala (APAS), não só juntou quatro mil atletas inscritos para a corrida, como também reuniu outros milhares que acorreram à Feira de Saúde, assim como espectadores.

A propósito da afluência, o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, Jan de Vries, comentou que “houve um ambiente excelente e estou ansioso em ver a 7.ª edição”.

A presente edição notabilizou-se também pela inovação. O registo dos participantes foi feito de forma electrónica, o que garantiu maior fluidez na sua inscrição e, acima de tudo, fidelidade nos dados: “O sistema foi eficiente e permitiu registar logo nos primeiros dias cerca de metade dos participantes. Estamos felizes, porque a plataforma de registo foi desenvolvida por jovens estudantes estagiários na empresa, o que demonstra que as nossas universidades têm capacidade”, frisou o director Executivo-Adjunto da CdM, António Libombo.

Chuva de prémios

Entretanto, a prova produziu outros resultados, sendo que na categoria dos trabalhadores da Cornelder de Moçambique (CdM), em masculinos, venceu o atleta João Simbe, seguido por Isaque Muba (2º lugar) e Chalana Carlos (3º lugar), e, em femininos, à frente ficou Safina Mashava, seguida por Elta Punguane e Fanissa Ibrahim (3º lugar).

Na categoria da Comunidade Portuária, em masculinos ganhou Marcelo Muanompuanha, seguido por Brizito Casse e Pedro Pedro, enquanto em femininos a vencedora foi Cátia da Silva, seguida por Rita José e Josefa Torcida (3º lugar).

Em Veteranos masculinos, Augusto António foi o vencedor, sendo que a segunda e terceira posições foram conquistadas por Elsane Nhafumba e Joaquim Chigueda, respectivamente. Em femininos, o primeiro lugar foi para Ester Chiweia, seguida por Palmira Chiweia. Carmen Felizardo ocupou a terceira posição.

Em Populares masculinos, Nélio Gogo conquistou o primeiro lugar, seguido por Capece António e Wanda Marinda (3º). Em femininos, atingiu a meta em primeiro lugar Glória Rafael, seguida por Sandra Francisco e Maria Machava. Na categoria de Estudantes, em masculinos, Manda Jequecene foi o primeiro, seguido por Pedro Razão e Saene Gogo, e em femininos venceu Diana Ernesto, seguida por Teresa Duarte e Luísa Alberto.

No total, foram 36 premiados. Os seis da categoria de Estudantes receberam laptops, tablets e celulares, enquanto os restantes 30 receberam valores monetários. Os prémios são avaliados em mais de um milhão de meticais. Importa referir que, no Largo dos CFM, tiveram lugar várias actividades paralelas integradas no evento, sendo de destacar a Feira de Saúde, com vários testes ligados à saúde, além de outros serviços, como a emissão de Bilhetes de Identidade (BI) e Número Único de Identificação Tributária (NUIT).

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *