O Grupo IPS Lda, patrono da primeira e mais antiga instituição privada de ensino superior no País, a Universidade Politécnica, anunciou, sexta-feira, 3 de Maio, em Maputo, a mudança de designação, passando a ostentar o nome de Grupo Politécnico Lda. Segundo Lourenço do Rosário, presidente do Conselho de Administração do Grupo Politécnico, que presidiu a reunião com os trabalhadores, o objectivo é posicionar a instituição, colocando-a numa posição de melhor visibilidade e competitividade no mercado de ensino.
Na ocasião, Lourenço do Rosário explicou que a nova denominação adoptada, Grupo Politécnico, destaca-se por conservar a palavra Politécnico que está presente no actual nome da Universidade. Para além da mudança de nome foi igualmente alterado o logótipo da instituição e introduzido o lema “Educação, Inovação e Desenvolvimento” acompanhado pelo slogan “Para além da Educação”.
“Nós estamos na fase da passagem de testemunho. Somos uma instituição e não acontece nada aleatoriamente. Quando completámos 10 anos, mudámos o nome de Instituto Superior Politécnico Universitário (ISPU) para Universidade Politécnica. Ao celebrarmos os 30 anos, achamos que deveríamos mudar de nome, da marca, porque o nome que nós trazíamos, Grupo IPS estava esgotado. A assembleia de sócios concordou e o gabinete jurídico trabalhou no sentido de hoje celebrarmos este momento”, referiu Lourenço do Rosário.
Por sua vez, Eduardo Matusse, chefe do gabinete de organização, sistemas e métodos (GOSM), disse que o Grupo Politécnico faz 30 anos de um percurso de desenvolvimento, crescimento e desafios.
“O crescimento do Grupo Politécnico é notável através do desenvolvimento do seu parque imobiliário, que não é o mesmo que tínhamos há 30 anos. Crescemos e isso trouxe desafios como a necessidade de um reposicionamento organizacional que Grupo iniciou, ano passado e hoje é anunciado”, concluiu Eduardo Matusse.